domingo, 25 de outubro de 2009

Chá da Família do ONDA

Neste dia, marujos e familiares confraternizaram no chá da família do ONDA. Também tivemos a troca do grupo dirigente, com homenagem ao grupo que saiu, e entrega das pastas aos novos,  Cristian, João Paulo, Estefani, Lana e a Natália.


Já o Daison Hartz , foi o único que fez o que foi pedido no blog, para trazer no chá,  não teve concorrente para o sorteio, e levou a barra de chocolate.

Veja mais fotos do chá no album.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ensinando e Aprendendo

Aquele grupo de homens sisudos e de longas barbas chamou a atenção do jovem rapaz... discutiam as coisas de Deus, a história da religião... tantas coisas sobre o Jardim do Édem de onde Adão e Eva foram mandados embora, sobre os ensinamentos do Rei Salomão e sobre as vitórias do Rei David... Especialmente, falavam das profecias e buscavam imaginar como seria o Messias, aquele enviado que Deus prometeu mandar para salvar o povo judeu.
“Certamente será alguém completo, com a força e sagacidade de David e a sapiência de Salomão”, falou o mais velho deles...
“Mas deverá ter grande espírito de liderança para reunir todo o povo e assim fazer o maior dos exércitos para lutar na busca da liberdade prometida... do eterno domínio dos judeus sobre o mundo”, era a opinião de outros...
“Sim, e surgirá na festa da páscoa em que comemoramos a libertação do Egito e a grande viagem de 40 anos pelo deserto para chegarmos à terra prometida”...
O Menino atento perguntou a todos: “Será mesmo assim? Um guerreiro? Um líder político? Ou será um homem justo que mostrará as maravilhas de Deus com uma nova visão capaz de mudar o mundo e converter milhões?”
Todos surpresos pararam para olhar quem estava falando, pois nem tinham percebido a presença daquele jovem rapaz que se motrara afoito em enfrentar a eles, os doutores da lei de Deus...
Em seguida a curiosidade dos velhos senhores ficou aguçada e entabularam vários diálogos com o menino que se mostrava atento a seus ensinamentos e, principalmente, grande conhecedor das coisas de Deus. Ele mostrava que estudava tudo com afinco e, especialmente, que estava preparado para mostrar coisas diferentes.
O que ele dizia era VERDADE e diferente daquilo que os sábios senhores até então haviam ouvido e interpretado... e isso os inquietou bastante...
Saindo dali, o menino, repreendido pela mãe retornou para sua cidade e continuou crescendo “em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens” (Lc: 2, 41-52) ...
E os velhos homens permaneceram discutindo e lembrando as coisas que o menino falara... Mas, seus corações adultos logo procuraram arranjar desculpas para não seguir a forma diferente com que Ele mostrava para atender os ensinamentos de Deus.
Texto de inspiração: (Lc: 2, 41-52)
41 Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa.
42 Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa; 43 e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais; 44 julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos; 45 e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele.
46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. 47 E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. 49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?
50 Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera.
51 Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração. 52 E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.

Meus prezados jovens:
Neste trecho bíblico podemos destacar alguns pontos:

1. A festa da páscoa era importante para os judeus porque lembrava a libertação da escravidão do Egito e a viagem de 40 anos para encontrar a terra prometida. – Para nós, cristãos a festa da páscoa representa a vitória da Salvação através da morte e ressurreição de Jesus.
2. Todos os judeus que podiam, iam a Jerusalém festejar a páscoa.
3. Os pais de Jesus o tinham como bom menino e não se preocuparam com ele – mesmo tendo confiança, é importante e necessário que os pais sempre se preocupem com os filhos e estes com os pais.
4. Jesus também deveria ter avisado aos pais onde estava – ele os deixou angustiados durante o tempo que o procuravam.
5. Jesus mostrava-se sempre obediente a seus pais – como também os jovens dos dias de hoje devem ser. Podem até apresentar sua opinião sobre os assuntos que lhes dizem respeito, entretanto, é importante que sempre ouçam os pais aceitem suas orientações.
6. Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens – nós, jovens e adultos também podemos crescer em sabedoria e graça perante Deus – basta que sejamos bons e sigamos os ensinamentos de Jesus.

Jesus tinha 12 anos quando, tendo ido a Jerusalém, iniciou uma conversa com muitos homens muito sábios. Eles conheciam tudo sobre a história dos homens e sua relação com Deus...
Eu imagino que tudo começou quando aquele jovem, esperto e estudioso, viu um grupo de homens sérios, a maior parte deles com barbas longas e compridas reunidos e conversando entre si sobre as coisas de Deus.
Ele se aproximou e ali, os escutava atento para ver o que falavam...

domingo, 4 de outubro de 2009

Visita a Apromim

Visita a Apromim, no dia 04/10/2009, os jovens do ONDA interagiram com as crianças da Apromim. Teve brincadeiras, músicas, lanche,... Veja fotos no album.