domingo, 23 de dezembro de 2012

Minha árvore de Natal


Quisera, Senhor neste Natal, armar uma árvore dentro de meu coração e nela pendurar, ao invés de presentes, o nome de todos os meus amigos.
Os amigos de longe e de perto, os antigos e recentes, os que vejo todos os dias e os que raramente encontro.
Os sempre lembrados e os que, às vezes, ficam esquecidos.
Os constantes e os intermitentes, os das horas difíceis e os das horas alegres.
Os que, sem querer, eu magoei ou, sem querer me magoaram.
Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles que me são conhecidas só as aparências.
Os que pouco me devem e aqueles a quem devo muito.
Meus amigos jovens, meus amigos velhinhos.
Meus amigos homens feitos e as crianças,minhas amiguinhas.
Meus amigos humildes e meus amigos importantes.
Os nomes de todos que já passaram por minha vida.
Os que me estimam e admiram sem eu saber e os que amo e estimo sem lhes dar a entender.
Quisera, Senhor, neste Natal armar uma árvore de raízes muito profundas para que seus nunca mais sejam arrancados de minha vida.
Uma árvore de ramos muito extensos para que os novos nomes, vindos de todas as partes, venham juntar-se aos já existentes.
Uma árvore de sombra muito agradável para que nossa amizade, seja um momento de repouso
no meio das lutas da vida.
Feliz Natal ! !

Feliz Natal


sábado, 3 de novembro de 2012

Semana Missionária: 25/11 a 02/12.

25/11 - Domingo: Abertura
19:30 Celebração de Abertura. Presença de todas as comunidades.

26/11 - Segunda-Feira: Dia do Louvor a Nsa.Senhora
19:00 Devoção a Maria Mãe de Jesus e nossa. Irs.de Notre Dame.

27/11 - Terça-Feira: Dia da Família
19:00 Palestra: A Família Cristã: Casal Dirceu e Emília.

28/11 - Quarta-Feira: Dia de Bênçãos
19:00 Missa com bênção da Saúde, chaves da casa, carro e objetos de piedade.

29/11 - Quinta-Feira: Dia de Adoração
19:00 Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento: Ir. Angélicas.

30/11 - Sexta-Feira: Dia da Palavra de Deus
19:00 Leitura Orante da Bíblia: Pe. Marco Leal.

01/12 - Sábado: Dia das Crianças e Jovens
14:00 Encontro com crianças e jovens: Grupo de Sapiranga. Encerrando-se o encontro com a Missa às 17 horas.

02/12 - Domingo: Encerramento
09:00 Procissão no centro da cidade com as Imagens dos Padroeiros das Comunidades encerrando-se com a Missa.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tarefas Prorrogadas

As tarefas n.13,16,17,18 e 20 da II Gincana do ONDA, tiveram sua entrega prorrogadas para dia 28/10/2012, entre 15:00 e 16:00 horas no Centro Pastoral. E não esqueçam de entregar a tarefa de n.24.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tarefa 024 - II Gincana do ONDA - 2012


Confeccionando o ONDA
                Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa, um evento ou um grupo. Muitas vezes a mascote não é necessariamente o logotipo de uma marca, mas passa a ser conhecida como tal devido ao forte carisma com o público. Portanto, muitas empresas passam a utilizá-la como representante principal em campanhas publicitárias.
                Pois bem equipes, nós do ONDA da Paróquia de Taquara estamos atrás de uma nova cara ao movimento daqui! Utilizando sempre o famoso barco com as iniciais PX (Pax Christi = Paz de Cristo) ou a simples palavra “ONDA” com as letras onduladas e azuis, queremos inovar, e buscar uma real mascote para nosso grupo, que possa ser uado em nossas atividades e eventos.
                Para cumprir essa tarefa queremos que vocês confeccionem uma mascote que possua um real significado com ONDA de Taquara, este deve ter no mínimo 40 cm de altura, e não precisa ser feito com material sofisticado, podendo ser feito de restos de tecido disponíveis em casa, madeira, isopor, papelão, entre outros utensílios de fácil acesso.

Data da entrega: 28 de outubro (no Chá da Família do ONDA);
Pontuação: 400 pontos a confecção da mascote estando nos padrões solicitados;
Bonificação de 50 pontos para a mascote mais criativa.

Tarefa 023 - II Gincana do ONDA - 2012


Gangnam Style 

            "Gangnam Style", a música do sul-coreano Psy, tornou-se o vídeo mais curtido da história do YouTube, de acordo com o livro dos recordes, o Guinness Book. Segundo Dan Berrett, gerente de comunidades da publicação, o clipe conseguiu 2,1 milhões de votos positivos.
            Antes do sucesso de Psy, o grupo LMFAO era o detentor do recorde, com quase 1,6 milhão de votos favoráveis, com "Party Rock Anthem". A lista conta ainda com "Baby", de Justin Bieber, e "Rolling In The Deep", de Adele, com 1,3 e 1,2 milhão de votos, respectivamente. Em termos de visitas, "Gangnam Style" ainda está longe do topo, mas já entrou no top 30, com quase 230 milhões de visualizações.
            No Brasil, a faixa já ganhou algumas versões - ouça duas delas, uma feita por Latino e a outra pelo DJ Funkzomba.

Tarefa: Para essa tarefa solicitamos que a equipe apresente a organizadora um vídeo sobre o sucesso do Sul-Coreano: Gangnam Style.

Valor: 400 Pontos.
Bonificação: 50 pontos para o vídeo que for melhor interpretado.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Tarefa 022 - II Gincana do ONDA - 2012

Uma lenda do Rock
             Formada pelos amigos de escola Brian, Roger Meddows Taylor e Freddie Mercury e, pelo baixista profissional que encontraram posteriormente, John Deacon, o Queen foi uma das maiores bandas do rock internacional.
           Depois de uma maratona de ensaios e pequenos shows, eles conseguiram gravar seu primeiro álbum no ano de 1973 pela EMI. Como o álbum não obteve o resultado esperado, eles fizeram apenas uma turnê abrindo shows para a banda "Mott The Hoople".
           Como em palco eles começaram a chamar a atenção do público, já em 1974 a banda lançava o álbum QUEEN II, ficando em quinto lugar entre os discos mais vendidos da Inglaterra. Com o reconhecimento merecido, a banda realizou sua primeira turnê como atração principal.
           No mesmo ano, eles gravaram "Sheer Attack" que consagrou o Queen como um grande sucesso mundial. Muito além das expectativas da banda e da própria gravadora, eles tiveram que estender a turnê, chegando a se apresentar em lugares diferentes na mesma noite.
           O LP mais famoso do Queen, o Night At The Opera, foi lançado no ano de 1975. Com a fusão de vocais perfeitos alinhados e instrumental bem trabalhado, o Queen se colocou realmente no topo. Músicas como "Bohemian Rhapsody" e "Love of my life" encantaram fãs de todos os cantos do planeta.
           Em 1976, viria o ótimo "A Day at the Races", mas foi "News of The World" de 1977, que trouxe os grandes hits cantados em estádios pelo mundo. "We Will Rock You" e "We Are The Champions" foram tocadas inúmeras vezes em rádios e vitrolas. Sempre que uma banda lança um álbum de sucesso, o próximo tende a ser reprovado. E foi justamente isso que aconteceu com "Jazz" em 1978, reprovadíssimo pela crítica.
           Na década de 1980 vieram os álbuns "The Game", "Hot Space", "The Works", "A Kind of Magic", "Live Magic" e "The Miracle". A banda não fazia mais tanto sucesso na Europa, mas ainda dominava lugares como América do Sul, África e Ásia.
           Em 1991, surgiram boatos dizendo que Freddie Mercury estava com AIDS. Nessa época veio o álbum "Innuendo", com canções magníficas. Freddie morreu naquele ano, finalizando a história da banda.
           Pois bem, equipes, queremos que nos apresentem uma música do Queen. Para a apresentação da música, solicitamos 4 integrantes das equipes caracterizados dos integrantes da banda britânica Queen. As equipes não precisam cantar ou tocar a música, sendo permitida a utilização de playback – que cada equipe deverá trazer separadamente.

Data e horário da apresentação: 21/10/12, às 17:30 as 18:00 horas no Centro Pastoral.
          Pontuação: 400 pontos.
           Bonificação de 50 pontos para a melhor apresentação.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tarefa 021 - II Gincana do ONDA - 2012

É na Santa Missa que se renova o mistério da vida, morte e ressurreição de Jesus. O Pão usado é o Corpo que Cristo ofereceu na Cruz para nossa salvação. O Vinho é seu sangue derramado para remissão da humanidade.
A presença de Jesus é real na Eucaristia.
Convidamos todos os jovens e tios do ONDA para participar da Santa Missa do dia 14/10/2012, a noite.
Pontuação: A presença de cada jovem soma 20 pontos para sua equipe.

Tarefa 020 - II Gincana do ONDA - 2012

O Colégio Santa Terezinha está completando 85 anos. Iniciou seu primeiro ano letivo em 15 de março de 1927, com o número modesto de 50 alunos. Surgiu com a dedicação de quatro religiosas pioneiras e com o decorrer do tempo vem crescendo e evoluindo em número e qualidade.
Tarefa: Entregar o chaveiro alusivo aos 50 anos desta Instituição.
Entrega: dentro de um envelope com o nome da equipe e numero da tarefa no dia 14/10/2012, entre 17:30 e 18 horas no Centro Pastoral.
Pontuação: 200 pontos.

Tarefa 018 - II Gincana do ONDA - 2012

Embarque na Onda.

Tarefa 018


Entrega: dia 14/10/2012, entre 17:30 e 18:00 horas, no Centro Pastoral.
Pontuação: 300 pontos.


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Tarefa 017 - II Gincana do ONDA - 2012

Entrega: dia 14/10/2012, das 18:00 as 18:30 horas no Centro Pastoral.
Pontuação: 250 pontos.

Objeto solicitado:    CRUZ

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Tarefa 016 - II Gincana do ONDA - 2012

Fotografando a história  - Parte I

No início da era cristã, quando os cristãos chegaram a Roma, o Império romano era pagão.
Os imperadores romanos foram grandes perseguidores dos cristãos por mais de três séculos, até que o imperador Constantino converteu-se ao cristianismo quando, então, finalmente os cristãos puderam praticar seu culto livremente.

Nesse tempo de perseguições, era comum os mortos serem enterrados no subsolo em compartimentos localizados ao lado de longos corredores em vários andares em locais chamados catacumbas. Os romanos tinham profundo respeito pelos mortos e só entravam nas catacumbas para o sepultamento de alguma pessoa falecida.
Sabedores disso, os cristãos passaram a reunir-se para suas missas dentro desses compartimentos usando os compartimentos como capela e o túmulo das pessoas como altar, onde eram celebradas missas e a Eucaristia.

Após a conversão de Constantino, começaram a ser construídas capelas e igrejas em Roma e em todo o mundo, onde os católicos se reúnem para celebrar a Eucaristia.
Taquara é um município que possui muitos templos católicos: 2 igrejas (igreja da rua Júlio de Castilhos e Igreja da Vila Santa Teresinha) e várias capelas. Com certeza, o templo mais antigo (o primeiro que foi construído no Município) não é uma das igrejas paroquiais. Elas também não são o último templo que foi construído.

TAREFA: Entregar em um envelope, identificado com o nome da equipe e o número da tarefa, uma foto da capela católica mais antiga de nosso município e uma foto da capela católica mais recentemente construída em nosso Município.
ENTREGA DA TAREFA: Dia 14/10/2012 entre 17:30 e 18:00 no centro de pastoral.

PONTUAÇÃO:  Cada fotografia valerá no máximo 200 pontos. A equipe poderá fazer no máximo 400 pontos.
A pontuação de cada equipe será definida em uma proporção em relação com o número de membros presentes na entrega da tarefa. Se todos os membros marujos inscritos estiverem presentes, a equipe atingirá o máximo de pontos. Se nenhum membro estiver presente, a equipe não pontuará. Se apenas parte da equipe comparecer, será calculada a proporção de membros presentes em relação ao total de membros da equipe.

Resposta:  A mais antiga:   Capela Bairro Santa Rosa
                   A mais nova:      Capela Bairro Eldorado

 

Tarefa 019 - II Gincana do ONDA - 2012

Missa dia 14/10/12

Tarefa: Cada equipe deve escolher dois jovens para a leitura na missa do dia 14/10/2012, e entregar seus nomes no dia 06/10/2012 no Centro Pastoral.
Pontuação: 100 pontos por leitor.

Tarefa 015 - II Gincana do ONDA - 2012


O GUARDIÃO PERDE SUA DEVOÇÃO

Depois de Jesus ascender ao céu, os seguidores de Jesus receberam o Espírito Santo e começaram a levar a boa nova cristã a todos os lugares. Foi um trabalho duro em que muitos deles foram perseguidos e grande número morreu pelas causas de Jesus.
Reconhecendo essa dedicação integral, essas  pessoas foram declaradas SANTAS pela Igreja. A Igreja ao declará-los santos reconheceu, em nome do Pai  Celeste, que eles se encontram no Céu, com Deus e Jesus. E, por isso, muitos católicos rezam para eles pedindo que, por estarem junto ao Pai e ao Filho, intercedam por eles.
Para facilitar essa devoção, são pintados quadros e produzidas estátuas, estatuetas e outros objetos relacionados com os santos.

É MUITO IMPORTANTE SABER: SOMENTE DEUS É ADORADO. O respeito aos santos chama-se veneração (eles são venerados), que é totalmente diferente de ADORAR.
PRIMEIRA PARTE DA TAREFA

Para que ninguém esqueça essa diferença a equipe deverá gravar em um celular, com todos os membros presentes, EM CORO, com todos falando ao mesmo tempo, REPETINDO TRÊS VEZES a seguinte frase: "NÓS ADORAMOS A DEUS, NOSSO PAI. OS SANTOS SOMENTE SÃO VENERADOS".

TOTAL DE PONTOS PARA ESTA FASE:   100 pontos.

SEGUNDA PARTE DA TAREFA
Hoje está na moda o uso de pulseiras com imagens de santos penduradas à corrente.
Lembram de sábado à noite. O GUARDIÃO saiu daquele horrendo mato e recolheu-se para orar pelo trabalho que passou com as equipes.

Apesar de assustador, ele é devoto de muitos santos e na noite usava uma dessas pulseiras com imagens de santos que se encontram na Secretaria da Paróquia. Enquanto circulava pelo lugar para onde foi rezar, sua pulseira rompeu-se e perderam-se 20 imagens de santos. Para retornar ao mato e recomeçar sua tarefa de guardião, precisa remontar sua pulseira. As equipes deverão auxiliar o Guardião procurando as medalhas perdidas. As equipes terão 30 minutos para encontrar as medalhas perdidas. Cada equipe deverá cuidar para não estragar canteiros, plantas e objetos.
TOTAL DE PONTOS: 20 pontos por imagem - MÁXIMO: 400 pontos.

Se algum membro da equipe estragar algum canteiro, planta ou objeto, perderá 20 pontos por canteiro, planta ou objeto estragado.
 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tarefa 014 - II Gincana do ONDA - 2012



Esta Cruz está localizada em nossa cidade, nela estão inscritas três datas.
Tarefa: Parte 1: Informar onde está localizada.
             Parte 2: Informar o significado das datas nela inscritas.
Pontuação: Parte 1: 100 pontos          Parte 2: 200 pontos.
Entrega: Numa folha de oficio, dentro de um envelope fechado, com o nome da equipe e numero da tarefa no lado de fora, dia 06/10/2012, entre 14:30 e 15:00 horas no Centro Pastoral.

Resposta:
Parte 1: Igreja Paróquia bairro Santa Terezinha;
Parte 2: As datas correspondem as datas das missões realizadas na paróquia.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Tarefa 013 - II Gincana do ONDA - 2012

Nessa charada, como dizia o título, você devia considerar apenas as bolinhas com o número 21, que se refere aos jovens do 21º ONDA que não participaram no retiro, pois não o mesmo não aconteceu neste ano
Então você vê a cor da bolinha e a posição dela na linha e pega a letra da cor referente à posição.
Resolução:
                                           1ª Bolinha: Posição na linha: 4;  Cor: Azul; Letra: L
                               2ª Bolinha: Posição na linha: 2;  Cor: Marrom; Letra: A
                               3ª Bolinha: Posição na linha: 1;  Cor: Preto; Letra: P
                               4ª Bolinha: Posição na linha: 2;  Cor: Cinza; Letra: I
                               5ª Bolinha: Posição na linha: 3;  Cor: Rosa; Letra: S
                               6ª Bolinha: Posição na linha: 1;  Cor: Branco; Letra: B
                               7ª Bolinha: Posição na linha: 2;  Cor: Cinza; Letra: I
                               8ª Bolinha: Posição na linha: 5;  Cor: Branco; Letra: C
                                          RESPOSTA FINAL: LÁPIS BIC

   Novo Prazo para Entrega:  dia 14/10/2012, das 18:00 as 18:30 horas no Centro Pastoral.
 
Entrega dia 06/10/2012 entre 14:30 e 15:00 horas no Centro Pastoral.
 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tarefa 012 - II Gincana do ONDA - 2012

Perdido na Farinha

Casper the Friendly Ghost ( no Brasil, "Gasparzinho o Fantasminha Camarada" ) é um personagem norte-americano de desenho animado e história em quadrinhos voltado para o público infantil.
Gasparzinho é um fantasminha diferente dos outros, pois busca novos amigos e não gosta de assustar ninguém, porém os vivos que se aproximam dele, acabam achando que é um fantasma cheio de más intenções, mas não é. Em várias situações, salva vidas e com isso é reconhecido como herói.

Tarefa: Apresentar um membro da equipe caracterizado de Gasparzinho para a realização de uma tarefa esportiva a ser realizada no Centro Pastoral, no dia 06/10/2012, ás 16:30 horas.
Pontuação: 200 pontos para o primeiro lugar, 100 pontos para o segundo lugar e 50 pontos de bônus para melhor caracterização.

Tarefa 011 - II Gincana do ONDA - 2012

Z de Zorro

Zorro é um personagem de ficção, criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston mcCulley.  Defendia os "fracos e oprimidos" e o personagem adotou a letra "Z" como sua assinatura(três linhas cruzadas). Sua difusão internacional foi basicamente pela televisão e pelo cinema, mas suas histórias foram adaptadas aos quadrinhos, em várias versões.
Tarefa: Apresentar um membro da equipe caracterizado de Zorro para uma atividade esportiva a ser realizada no Centro Pastoral, no dia 06/10/2012, ás 16:30 horas.

Pontuação: 300 pontos para o primeiro lugar, 200 pontos para o segundo lugar e 50 pontos de bônus para melhor caracterização.

Tarefa 010 - II Gincana do ONDA - 2012


Na Ponta da Colher
Mamonas Assassinas foi uma banda de rock cômico. A carreira da banda, com este nome, durou pouco mais de 7 meses (de julho de 1995 até 02 de março de 1996), o sucesso da banda foi meteórico e estrondoso. Porém, no auge de suas carreiras, os integrantes da banda foram vítimas de um acidente aéreo fatal.

Tarefa: Apresentar cinco membros da equipe caracterizados de Mamonas Assassinas para a realização de uma tarefa esportiva a ser realizada no Centro Pastoral, no dia 06/10/2012, ás 16:30 horas.
Pontuação: 300 pontos para o primeiro lugar, 200 pontos para o segundo lugar e 50 pontos de bônus para melhor caracterização.

Tarefa 009 - II Gincana do ONDA - 2012


Uma questão de Força
No Rio Grande do Sul é histórica a rivalidade entre o Grêmio e o Inter.

Tarefa:  Para demonstrar que gremistas e colorados são rivais somente em campo,convocamos quatro membros da equipe,  dois com a camiseta do Grêmio e dois com a camiseta do Inter para a realização de uma tarefa esportiva a ser realizada no Centro Pastoral, no dia 06/10/2012, ás 16:30 horas.
Pontuação: 200 pontos para o primeiro lugar, 100 pontos para o segundo lugar e 50 pontos de bônus para melhor caracterização.

Tarefa 008 - II Gincana do ONDA - 2012


Uma questão de Equilíbrio
El Chavo del Ocho (Chaves no Brasil e em Angola) é uma famosa série de televisão humorística mexicana criada e estrelada por Roberto Gómez Balaños e exibida originalmente entre junho de 1971 e janeiro de 1980. O enredo gira em torno das aventuras e atribulações de Chaves, um garoto órfão que vivia constantemente dentro de um barril no pátio da vila e de outros moradores de uma vila suburbana fictícia.

Tarefa: Apresentar dois membros da equipe, um caracterizado de Chaves e outro de Chiquinha para a realização de uma tarefa esportiva a ser realizada no Centro Pastoral, no dia 06/10/2012, ás 16:30 horas.
Pontuação: 300 pontos para o primeiro lugar, 200 pontos para o segundo lugar e 50 pontos de bônus para melhor caracterização.

Tarefa 007 - II Gincana do ONDA - 2012

Tiro Certeiro

Walter Elias Disney foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da "The Walt Disney Company".
Tornou-se conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por seus personagens de desenho animado como Mickey e Pato Donald.

Tarefa: Apresentar dois membros da equipe caracterizados de um personagem Disney para a realização de uma tarefa esportiva a ser realizada no Centro Pastoral, no dia 06/10/2012, ás 16:30 horas.
Pontuação: 300 pontos para o primeiro lugar, 200 pontos para o segundo lugar e 50 pontos de bônus para melhor caracterização.

domingo, 30 de setembro de 2012

Tarefa 006 - II Gincana do ONDA -2012


Em Outubro de 2008 a Tia Alice e o Tio Fernando visitaram a Terra Santa, um antigo desejo dos Tios de conhecer os lugares por onde Jesus passou e onde Nossa Senhora viveu.
Numa das visitas foram a Jericó, e viram um grupo de jovens que estavam em uma excursão, logo lembraram da sua turma do ONDA.

Tarefa:  Entregar a lembrança que os Tios trouxeram para os jovens e tios do ONDA.
Pontuação:   150 pontos para a primeira unidade entregue, com bônus de 20 pontos para cada unidade adicional entregue.

Entrega:  Sábado(6/10/2012) entre 14:30 e 15:00 horas no Centro Pastoral dentro de um envelope(as lembranças serão devolvidas ao final da atividade de sábado).

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Orientações para Sábado

Vamos a noturna?

Quer participar da noturna?

Venha preparado, traga sua lanterna, roupas adequadas e prepare-se para qualquer tipo de atividade. (não venha de roupa nova, e não use roupas curtas).

Onde Será? - Noturna (29/9)

Sobre a gincana neste sabado?
-Concentração de inicio:   as 17:30 horas no Centro Pastoral;
-Celebração Capela Bairro Eldorado, (animação do ONDA);
-Sitio dos Dez (do Tio Fernando), terá Salsi-Pão;
  depois atividade da gincana.
-Encerramento das atividades as 23 horas.
  (solicitamos aos pais que busquem os jovens).

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Tarefa 002 - II Gincana do ONDA - 2012

Mais Jovens

Convidar jovens do ONDA para participar da II Gincana de Integração do ONDA.

Valor da Tarefa: 200 pontos para cada equipe que trouxer no mínimo 5 jovens que não estavam na reunião do dia 23/09/2012.
Bônus de 100 pontos para a equipe que troxer o maior número de jovens que não estavam na reunião do dia 23/09/2012.

Entrega:  Os jovens deverão se apresentar e participar da atividade no dia 29/09/2012, com saida as 17:30 horas no Centro Pastoral.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

II Gincana do ONDA

II Gincana do ONDA

Vamos nos preparar:
-Fale com seus amigos, e monte uma equipe para participar,
cada equipe deve conter no mínimo 10 integrantes,
os jovens devem organizar suas equipes,
podem convidar jovens desde o 16.ONDA,
os pais podem participar dando apoio as equipes.

-Estamos preparando, prepare-se você tambem!
-Charadas, Pesquisas, Externas, Esportivas,.....

domingo, 22 de julho de 2012

Novas Atividades com Surfistas

Neste domingo começamos a caminhada dos jovens com os surfistas, preparando e interagindo com os marujos, para unirmos o grupo, maior e fortalecido.

domingo, 1 de julho de 2012

Nossa Missão?

Jovem Marujo, venha participar, divididos em equipes, tios e jovens estão convidando jovens a participarem do ONDA.  Venha fazer parte desta força tarefa!  Vamos juntos fortalecer nosso movimento. 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

domingo, 3 de junho de 2012

Bingo do ONDA

Neste domingo, realizamos o Bingo do ONDA, em beneficio da comunidade, os jovens participaram ativamente.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Corpus Christi

Corpus Christi, que significa o Corpo e Sangue de Cristo, teve origem no século 13, realça a presença do "Cristo" no pão consagrado.

-A festa de Corpus Christi foi instituida pelo papa Urbano IV como "Transiturus" em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes e 60 dias após a páscoa.

-A Eucaristia, explica Bento XVI, é o mistério do amor que tudo transforma, e que, portanto, transforma uma realidade tão simples, como o pão, para converter-se em presença de Deus na história. Segundo o Papa, o amor "tudo transforma e, portanto, compreende-se que no centro desta festa do Corpus Christi encontra-se o mistério da transubstanciação, sinal de Jesus-Caridade, que transforma o mundo".

"Ao contemplá-lo e adorá-lo, dizemos: sim, o amor existe, e dado que existe, as coisas podem mudar para melhor e nós podemos ter esperança. A esperança que procede do amor de Cristo nos dá força para viver e enfrentar as dificuldades".

Foto

A Natalia nos enviou esta foto. Que bonita!

sábado, 5 de maio de 2012

Homenagem as Mães e Avó do ONDA

A Homenagem as Mães e Avó do ONDA , neste sábado, foi muito boa, com teatro, jogral e um momento especial.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Via Sacra

Nesta quarta o ONDA organizou e esteve presente na Via Sacra realizada na Capela Nossa Senhora Aparecida no bairro Eldorado.

sábado, 31 de março de 2012

Atividade preparatória para Retiro das Missões em 15/04/12

Neste sábado, reunimo-nos para trabalhar com os jovens p/o Retiro Paroquial das Missões em 15/04/12.
Contamos com a participação do seminarista Elton.

domingo, 18 de março de 2012

Paraiso da Águas

Esta atividade de lazer para integração dos jovens e recomeço das atividade no ano.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Atividade: Liderança Comunitária ( Leo Clube )

Reiniciamos as atividades com o tema Liderança Comunitária com o Leo Clube, onde os jovens do Leo apresentaram como funciona suas atividades.

VIA SACRA

INTRODUÇÃO

A Quaresma é o período de 40 dias que antecedem à Páscoa cristã em que nós, católicos nos recolhemos em oração e privações para rememorar o Sacrifício da Salvação e a confirmação da natureza divina de Jesus, provada pela Ressurreição dos mortos. Nesse período jejuamos e nos abstemos da carne em refeições. O maior sentido de tudo isso é a preparação para a Páscoa mediante a adesão ao chamamento que Jesus nos faz para a santidade.

O número 40 (que dá origem à expressão Quaresma) é usado para indicar “um tempo necessário de preparação para algo novo” . “Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer” . Nesse período “o cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais” .

Preocupada em levar à prática o período de recolhimento da Quaresma, a Igreja Católica Brasileira instituiu a Campanha da Fraternidade que a cada ano associa esse sentido de recolhimento, sacrifício e oração à efetiva prática do bem e do amor, escolhendo um tema de grande reflexo social. Cabe a nós cristãos, desde logo:
• Meditar muito sobre o tema, lendo e aprofundando nosso conhecimento sobre ele;
• Orar muito por sua solução; e, especialmente,
• Aderir pessoalmente a ações que visem a solução dele;
• Contribuir financeiramente, com aquilo que nos é possível dar, no envelope de coleta, que visa recolher recursos para ações concretas da Igreja na área do tema.

Em 2012 o tema central da Campanha é “A fraternidade e a Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” cf. Eclo 38,8) . Seu objetivo é “sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas”.

Com este espírito, abrindo nossos corações à conversão e à busca da santidade pela ação, vamos relembrar a caminhada ao Calvário através desta oração de Via Sacra.

1ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é condenado à morte” 2
LEITOR 1: “Foi condenado porque suas idéias não satisfaziam os interesses de muitos. Jesus curava o corpo, mas, também, pelo amor, curava a alma das pessoas.” 2
LEITOR 2: Quem é doente não sofre só da enfermidade. Sofre da angústia, incerteza e apreensão pelo que poderá lhe acontecer. Não lhe basta um bom tratamento ou uma cirurgia perfeita. Ele precisa de conforto e amor... Isso lhe dará saúde. Isso aliviará seu sentimento e sua alma... e isso, cada um de nós, cristãos tem poder de dar.
LEITOR 3: É hora de mudarmos. É hora de assumirmos a solidariedade e levar o conforto do amor a quem sofre. Não exitemos. Levemos nosso carinho e amor a quem sofre de alguma enfermidade.
LEITOR 1: É mudando nosso agir que poderemos retribuir a Jesus o sofrimento que lhe deram naquele tempo e que serviu para nossa salvação.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
A morrer crucificado, Teu Jesus é condenado,
Por teus crimes, pecador. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

2ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus carrega a cruz” 2
LEITOR 1: “A caminhada de Jesus começa. Com a cruz às costas, ele se dirige para o Calvário. A morte é a amarga realidade que se impõe, não lhe resta alternativas.” 2
LEITOR 2: Assim também, nós estamos sendo levados a uma caminhada de sofrimento, doenças e prejuízos a todos os homens. É a caminhada na direção das chamadas doenças da civilização” causadas por fatores criados pelo próprio homem através da má alimentação, dos maus costumes e das agressões ao meio ambiente. É a multiplicação do câncer, do diabetes, da obesidade, etc... Estatísticas dizem que 2 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas da poluição da terra, da água e do ar.
LEITOR 3: E nós também poluímos... também somos causadores de doenças...
LEITOR 1: Temos consciência disso? E quando o fazemos somos como o povo que condenou Jesus: estamos condenando nossos vizinhos, nossos amigos, nossos familiares.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Com a cruz é carregado, vai sofrendo resignado,
Vai morrer por teu amor. (bis)
Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

3ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus cai pela primeira vez” 2
LEITOR 1. “A noite foi longa, marcada pelo sofrimento. Foram acusações, bofetadas, cusparadas, humilhações, flagelação, fome, sede, abandono... A fraqueza se impõe, a queda é inevitável.” 2
LEITOR 2: Todos nós devemos ainda lembrar algum momento que recebemos uma má notícia. Aquela notícia que nos derruba... Com certeza, naquele momento nos sentimos atordoados, como se tivéssemos caído...
LEITOR 3: Assim acontece com as pessoas que tomam conhecimento de enfermidade grave que exigirá longo tratamento sem a certeza da cura. Ainda vem um alívio quando lhes é oferecido o tratamento. Mas, quantos entram na fila de espera da cirurgia, da hemodiálise, da quimioterapia, ou de outro tratamento e acabam perdendo a vida antes de chegar o início de seu socorro.
LEITOR 1: Isso é uma queda semelhante à de Jesus. Mas, certamente, se formos solidários, termos condições de aliviar seu sofrimento dando-lhes amor e solidariedade.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Sob o peso desmedido, cai Jesus desfalecido,
Pela tua salvação. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

4ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus se encontra com sua Mãe” 2
LEITOR 1: “A Mãe vai ao encontro do Filho para lhe dar a única coisa que pode: muito amor. Ela vê seu sofrimento, e não pode fazer mais nada por Ele.” 2
LEITOR 2: Ver um filho atingido por uma doença é fator constante de preocupação, medo e sofrimento para os pais. Então, quando a doença é grave e se prenuncia o risco de morte, bate um incontável sofrimento nos familiares.
LEITOR 3: Mãe, pai e irmãos, especialmente passam a fazer todo o esforço possível para buscar um tratamento e a tentativa de cura, muitas vezes inatingíveis...
LEITOR 1: Foi com esse sentimento de vazio, de impossibilidade de tirar seu filho do Caminho da Cruz que Maria, sua mãe, se encontra com ele... sem esperança de livrar-lhe o sofrimento... mas, presente, solidária, amorosa... cumprindo seu dever de mãe.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Vê a dor da Mãe amada, que se encontra desolada,
Com seu Filho em aflição. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-maria e Glória

5ª Estação
PROCLAMADOR: “Simão Cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz” 2
LEITOR 1: “Enfim um auxílio chegou. Agora vai ser possível chegar até o Calvário, pois Jesus não mais carrega sozinho sua cruz. A solidão na caminhada é uma das maiores dificuldades para que se possa chegar até o fim.” 2
LEITOR 2: O sofrimento da enfermidade também vai tirando forças... vai se tornando impossível alcançar a cura. O corpo definha... as forças desaparecem... o sofrimento e angústia crescem...
LEITOR 3: Quantas vezes, nós cristãos, sabendo do sofrimento, angústia e necessidade de alguém doente, ficamos em nosso conforto sem socorrê-lo. Que resposta teremos quando Jesus perguntar: que fizeste quando “Estive doente e não me visitaste; com fome e não me alimentaste; com frio e não me aquecestes; sem roupas e não me vestistes; encarcerado e não foste ter comigo” (Mt 25, 35 s)
LEITOR 1: Simão Cireneu é o símbolo do cristão que, consciente de seu dever de solidariedade e amor, mesmo sendo difícil e doloroso se fazer presente no sofrimento da enfermidade, a enfrenta. Pega a cruz e segue junto. Assume e reparte um pouco a dor de quem está sofrendo.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
No caminho do Calvário, um auxílio necessário,
Não lhe nega Cireneu. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

6ª Estação
PROCLAMADOR: “Verônica enxuga o rosto de Jesus” 2
LEITOR 1: “Alguém vem ao encontro de Jesus para um gesto de solidariedade. Nós precisamos ir ao encontro das pessoas para manifestar também nossa solidariedade para com elas. ” 2
LEITOR 2: Novo momento de conforto para Jesus. Sua amiga vem enxugar-lhe o rosto... Assim deve ser o cristão, estar presente no sofrimento do irmão, seja ele conhecido como no caso de Verônica, seja ele desconhecido como no caso de Cireneu...
LEITOR 3: Existem muitas ações em nossa comunidade para o socorro dos que sofrem e precisam de ajuda. Aos doentes há duas atividades importantes em nossa Paróquia, uma, realizada pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia, que levam Jesus Eucarístico ao enfermo impossibilitado de ir à Igreja... Outra, importante forma de agir na Paróquia é o trabalho das pastorais ...(saúde e criança)...
LEITOR 1: Verônica enxugou o rosto de Jesus... demonstração de respeito, carinho e solidariedade... mas também, de coragem em enfrentar a massa de povo que queria a morte de Jesus... Também nós devemos ter coragem de anunciar o evangelho e denunciar as injustiças que são praticadas contra a saúde do povo.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Eis o rosto ensanguentado, por Verônica enxugado,
Que no pano apareceu. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

7ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus cai pela segunda vez” 2
LEITOR 1: “A caminhada é longa e difícil. Por isso, as quedas se repetem. Enquanto as dificuldades aumentam, as forças diminuem. ” 2
LEITOR 2: Assim acontece com o doente. Seu ânimo despenca a cada momento em que se dá conta de que sua cura está distante... quando vem novo resultado de exame que apresenta piora...
LEITOR 3: Dignidade de vida é poder viver com esperança. A redenção eterna é a maior esperança do cristão. Assim, devemos nos preparar e ajudar a quem sofre de enfermidade para a oração e a compreensão dos incompreensíveis desígnios divinos. Nossa meta é o Paraíso onde a felicidade será alcançada por causa do amor e da maneira como dirigimos nossas vidas.
LEITOR 1: A queda de Jesus, em parte, por alguns segundos, talvez minutos lhe aliviou o peso da cruz... É nosso dever levar a paz e a esperança da salvação para quem sofre... mas também é nosso dever acompanhar as ações de saúde pública para que se faça o melhor para quem sofre.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Novamente desmaiado, sob a cruz que vai levando,
Cai por terra o Salvador. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

8ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus consola as mulheres de Jerusalém” 2
LEITOR 1: “As mulheres vão ao encontro de Jesus para chorar, porque ele vai morrer.
A sociedade providencia tudo o que é necessário, para que as coisas aconteçam como
devem ser. ” 2
LEITOR 2: Como cristãos devemos nos preparar para receber os sofrimentos e direcioná-los como forma de sacrifício oferecido a Deus. Dessa forma, saberemos enfrentar melhor a enfermidade a ainda facilitaremos a vida daqueles que sofrem conosco...
LEITOR 3: Como ficamos admirados quando vemos cristãos de fé verdadeira que seguem seu sofrimento distribuindo sorrido e repartindo ações. Parecem mais fortes e capazes de nos dar exemplo de fé e de agir...
LEITOR 1: Com o consolo das santas mulheres, Jesus nos mostra como devemos encarar nossos sofrimentos. Acreditando na salvação e enxergando, naquilo que parece desgraça, a oportunidade de nossa conversão e santificação para alcançar a vida eterna.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Das mulheres que choravam, que fiéis O acompanhavam,
É Jesus consolador. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

9ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus cai pela terceira vez” 2
LEITOR 1: “A caminhada está no fim, não dá mais para suportar nova queda, a última, antes do Calvário. É a última queda, a queda que precede o fim. ” 2
LEITOR 2: A vida é cheia de quedas. A cada situação em que se apresentam dificuldades, é comum as pessoas abaterem-se em desânimo e falta de iniciativa. Isso acontece porque muitos cristãos não assumem o repartir.
LEITOR 3: O levantar de Jesus deve representar para nós a persistência no trabalho que devemos desenvolver... É possível melhorar muito a saúde na terra, desde que os cristãos resolvam assumir. Assumir o dever cristão de participar... participar de todas as atividades sociais... da política... da administração pública... do combate à corrupção... do cumprimento do dever como estudantes, trabalhadores, patrões, empregados, enfim, cada um em sua atividade...
LEITOR 1: O levantar de Jesus e seu seguimento até o Calvário mostra sua insistência em cumprir sua missão e trazer a cura da alma à terra.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Cai exausto o bom Senhor, esmagado pela dor,
Dos pecados e da cruz. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

10ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é despido de suas vestes” 2
LEITOR 1: “Tiram tudo o que restava a Jesus, inclusive a túnica que foi tecida por sua Mãe. Não lhe resta mais nada. Até sua dignidade é violentamente ferida naquele momento. ” 2
LEITOR 2: Esse tirar é significativo. Somos também despojados de nossos direitos... nos são tirados recursos que poderiam aliviar o sofrimento de milhões... tudo pela corrupção e má utilização dos recursos públicos por maus administradores...
LEITOR 3: Isso é resultado de nossa omissão... de termos descumprido nosso dever de agir... é necessário que nós, cristãos nos engajemos na proteção dos recursos públicos denunciando o mau atendimento... denunciando a má utilização dos recursos públicos... denunciando o desvio de recursos...
LEITOR 1: O tirar as vestes de Jesus e distribuí-la entre os soldados serve para nós como comparativo de todo o desvio e roubo dos recursos por agentes públicos corruptos. Não podemos silenciar como os amigos de Jesus silenciaram, por medo, naquele momento. O Cristão NÃO pode ter medo de anunciar e denunciar.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Já do algoz as mãos agrestes, as sangrentas pobres vestes,
Vão tirar do bom Senhor. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

11ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é pregado na cruz” 2
LEITOR 1: “Transpassaram suas mãos e seus pés, e ele foi elevado entre o céu e a terra.
Para atrair todos a si e lhes conceder a salvação. ” 2
LEITOR 2: Os desvios de recursos da Saúde, o superfaturamento nas compras, a ação de malfeitores que se vestem e investem como administradores públicos acontece em grande parte porque o cristão se omite...
LEITOR 3: É comum ouvir pessoas dizerem: vou votar em branco... vou anular meu voto... tenho nojo de políticos... Isso não é atitude para o cristão... Isso é maneira de crucificar ainda mais o povo, pois, omitindo-se assim, o cristão está abrindo espaço para o corrupto, para o ladrão, para o malfeitor...
LEITOR 1: A crucificação de Jesus e a elevação da cruz para que todos o vissem pregado é exemplo que nos leva a participar... devemos lutar por resolver o problema da falta de recursos para os benefícios que o serviço público deve oferecer. Como cristãos, devemos assumir a luta contra os políticos que só buscam seu benefício pessoal... nos inserir em todas as atividades comunitárias, especialmente, nas questões da saúde... devemos estar atentos para fazer a saúde acontecer...
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Sois por mim na cruz pregado, insultado, blasfemado,
Com cegueira e com furor. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

12ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus morre na cruz” 2
LEITOR 1: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito. Está tudo consumado, Jesus cumpriu sua missão. ” 2
LEITOR 2: Como Jesus morreu, também muitas vezes morre a esperança das pessoas. E aqui vale lembrar as palavras de nosso Papa Bento XVI: “a grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento de quem sofre” .
LEITOR 3: Nossa ação na busca do alívio do sofrimento mediante a assistência aos que sofrem problemas de saúde nos leva à consciência de que “o discípulo missionário abre seu coração para todas as formas de vida ameaçadas desde o seu início até a morte natural” .
LEITOR 1: A morte de Jesus não pode ser olhada como o fim. Ao contrário, é o marco inicial para uma nova vida. É o renascer da esperança. É Jesus deixando a vida para abrir a porta do céu para os bons lá entrarem... É o momento de seu retorno para juntar-se ao Pai e, no terceiro dia, ressuscitar dos mortos provando sua divindade...
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Por meus crimes padecestes, meu Jesus por mim morrestes,
Quanta angústia, quanta dor! (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

13ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é descido da cruz”
LEITOR 1: “Podemos contemplar Jesus no colo de Maria, que sofre com a morte de seu Filho. Muitas pessoas amam verdadeiramente as pessoas que sofrem quando elas morrem. ” 2
LEITOR 2: Quando vem a noticia definitiva de que o tempo é curto. O tratamento não resolveu, parece que tudo desmorona... As esperanças desaparecem... aparentemente o que resta é “descer da cruz” e esperar o fim... foi como se sentiram os apóstolos e discípulos de Jesus.
LEITOR 3: Porém, “aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11:25). Este é o momento para fazermos valer as palavras de Jesus... Mas essência é que se creia nele... que durante a vida tenha permanecido a “fé, esperança e amor” (1 Cor: 13:13) para que, então se viva intensamente o tempo que falta concluindo a preparação para o ingresso no Paraíso...
LEITOR 1: A descida de Jesus da cruz é a ação última de respeito e dedicação dos mais próximos a ele que, ao aparente final, lhe demonstraram derradeiro respeito e coragem, pois foram capazes de procurar as autoridades e assumir seus restos mortais.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Do madeiro vos tiraram, e à Mãe vos entregaram,
Com que dor e compaixão. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

14ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é sepultado” 2
LEITOR 1: Algumas pessoas amavam Jesus, por isso fazem de tudo para que ao menos ele tenha uma sepultara digna. O amor não cessa com a morte. É sempre capaz de ir além. ” 2
LEITOR 2: A dignidade do sepultamento de Jesus é a demonstração clara do sofrimento de sua mãe e de seu discípulo mais próximo. Mas também é demonstração de caridade e amor de pessoas que o admiravam mas não lhe eram tão próximas.
LEITOR 3: José de Arimatéia e Nicodemos enfrentaram o receio da perseguição. Sabiam que as autoridades sentiam alívio por se livrarem de Jesus, mas ainda assim, temiam que acontecesse uma revolta por parte de seus seguidores. Mesmo assim, foram às autoridades e pediram para retirar o corpo do Mestre.
LEITOR 1: A atitude de José de Arimatéia em dar seu próprio terreno santo para o sepultamento de Jesus mostra o desprendimento que devemos ver e respeitar. É como devemos agir, colocando nossos bens disposição da causa Cristã. Mas, mais importante do que isso, é colocarmos nosso agir. É assumirmos o dever cristão de defender os menos validos, neste ano dando atenção especial aos assuntos da saúde.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
No sepulcro vos puseram, mas os homens tudo esperam,
Do mistério da paixão. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

15ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus Ressuscitado” 2
LEITOR 1: ” 2O amor venceu. A vida venceu a morte. Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente e está entre nós. Para nos conduzir à verdadeira vida. ” 2
LEITOR 2: Essa ressurreição significa a vida nova surgida depois do simbólico prazo de quarenta dias... É hora de mudar. É hora de assumir. É hora de iniciar um forte trabalho dedicado à comunidade.
LEITOR 3: É hora de nos associarmos às iniciativas da Igreja e da Sociedade na busca de uma melhora da saúde. Só nos resta um caminho: Se somos cristãos iremos aderir e passar a trabalhar por algum segmento social. Seja nas pastorais da Igreja... Seja em outras atividades sociais da comunidade...
LEITOR 1: A ressurreição de Jesus é o retorno à vida. É com nossa fé, com nossa esperança, com nosso amor e, com permanente, fervorosa e dedicada oração que se associa a efetivo agir que teremos condições de mudar as perspectivas de saúde do corpo e da alma...
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Meu Jesus, por vossos passos, recebi em vossos braços,
A mim, pobre pecador. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória

FONTES DE REFERÊNCIA
1. Campanha da Fraternidade 2012 – Texto-Base / CNBB: “Apresentação da CF 2012”. Edições CNBB, 2011. Fonte: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/2012/campanhadafraternidade2012_materiais.asp
2. Via Sacra da Campanha da Fraternidade 2012.
3. O que quer dizer “Quaresma”? – Fonte: http://www.cantodapaz.com.br/blog/09-o-que-e-a-quaresma/. Pesquisa em 10/03/2012. Sem autor indicado.
4. Significado dos números na Bíblia – Fonte: ”. http://www.cantodapaz.com.br/blog/11-significado-dos-numeros-na-biblia/ Pesquisa em 10/03/2012 – Sem autor indicado

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma

Mais uma vez, no caminho de preparação para a mais importante festa do calendário cristão, a Igreja nos propõe um tempo de preparação – de penitência e de escuta da palavra, de acolhimento do plano de Deus e de atenção aos irmãos.


Neste ano de 2012, os textos que nos serão apresentados ao longo destas cinco semana, mostram-nos um percurso claro e definido: Deus quer oferecer-nos um mundo onde a felicidade é possível (1º domingo) e a sua Palavra ensina-nos o caminho (2º domingo), Palavra que nos chama à conversão e à renovação (3º domingo). Aceitar esta Palavra implica, pois, mudar de vida. Fiquemos, contudo, certos do amor de Deus, gratuito e incondicional (4º domingo). Quanto a nós, temos de estar atentos ao seu plano de salvação e ir ao encontro dos outros, no amor e no serviço (5º domingo).

A “nova evangelização” a que a Igreja nos convida a todos nesta Quaresma impele-nos a não guardarmos este segredo do amor misericordioso de Deus e a partilhá-lo à nossa volta.