Neste sábado, reunimo-nos para trabalhar com os jovens p/o Retiro Paroquial das Missões em 15/04/12.
Contamos com a participação do seminarista Elton.
sábado, 31 de março de 2012
domingo, 18 de março de 2012
Paraiso da Águas
Esta atividade de lazer para integração dos jovens e recomeço das atividade no ano.
segunda-feira, 12 de março de 2012
Atividade: Liderança Comunitária ( Leo Clube )
Reiniciamos as atividades com o tema Liderança Comunitária com o Leo Clube, onde os jovens do Leo apresentaram como funciona suas atividades.
VIA SACRA
INTRODUÇÃO
A Quaresma é o período de 40 dias que antecedem à Páscoa cristã em que nós, católicos nos recolhemos em oração e privações para rememorar o Sacrifício da Salvação e a confirmação da natureza divina de Jesus, provada pela Ressurreição dos mortos. Nesse período jejuamos e nos abstemos da carne em refeições. O maior sentido de tudo isso é a preparação para a Páscoa mediante a adesão ao chamamento que Jesus nos faz para a santidade.
O número 40 (que dá origem à expressão Quaresma) é usado para indicar “um tempo necessário de preparação para algo novo” . “Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer” . Nesse período “o cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais” .
Preocupada em levar à prática o período de recolhimento da Quaresma, a Igreja Católica Brasileira instituiu a Campanha da Fraternidade que a cada ano associa esse sentido de recolhimento, sacrifício e oração à efetiva prática do bem e do amor, escolhendo um tema de grande reflexo social. Cabe a nós cristãos, desde logo:
• Meditar muito sobre o tema, lendo e aprofundando nosso conhecimento sobre ele;
• Orar muito por sua solução; e, especialmente,
• Aderir pessoalmente a ações que visem a solução dele;
• Contribuir financeiramente, com aquilo que nos é possível dar, no envelope de coleta, que visa recolher recursos para ações concretas da Igreja na área do tema.
Em 2012 o tema central da Campanha é “A fraternidade e a Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” cf. Eclo 38,8) . Seu objetivo é “sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas”.
Com este espírito, abrindo nossos corações à conversão e à busca da santidade pela ação, vamos relembrar a caminhada ao Calvário através desta oração de Via Sacra.
1ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é condenado à morte” 2
LEITOR 1: “Foi condenado porque suas idéias não satisfaziam os interesses de muitos. Jesus curava o corpo, mas, também, pelo amor, curava a alma das pessoas.” 2
LEITOR 2: Quem é doente não sofre só da enfermidade. Sofre da angústia, incerteza e apreensão pelo que poderá lhe acontecer. Não lhe basta um bom tratamento ou uma cirurgia perfeita. Ele precisa de conforto e amor... Isso lhe dará saúde. Isso aliviará seu sentimento e sua alma... e isso, cada um de nós, cristãos tem poder de dar.
LEITOR 3: É hora de mudarmos. É hora de assumirmos a solidariedade e levar o conforto do amor a quem sofre. Não exitemos. Levemos nosso carinho e amor a quem sofre de alguma enfermidade.
LEITOR 1: É mudando nosso agir que poderemos retribuir a Jesus o sofrimento que lhe deram naquele tempo e que serviu para nossa salvação.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
A morrer crucificado, Teu Jesus é condenado,
Por teus crimes, pecador. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
2ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus carrega a cruz” 2
LEITOR 1: “A caminhada de Jesus começa. Com a cruz às costas, ele se dirige para o Calvário. A morte é a amarga realidade que se impõe, não lhe resta alternativas.” 2
LEITOR 2: Assim também, nós estamos sendo levados a uma caminhada de sofrimento, doenças e prejuízos a todos os homens. É a caminhada na direção das chamadas doenças da civilização” causadas por fatores criados pelo próprio homem através da má alimentação, dos maus costumes e das agressões ao meio ambiente. É a multiplicação do câncer, do diabetes, da obesidade, etc... Estatísticas dizem que 2 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas da poluição da terra, da água e do ar.
LEITOR 3: E nós também poluímos... também somos causadores de doenças...
LEITOR 1: Temos consciência disso? E quando o fazemos somos como o povo que condenou Jesus: estamos condenando nossos vizinhos, nossos amigos, nossos familiares.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Com a cruz é carregado, vai sofrendo resignado,
Vai morrer por teu amor. (bis)
Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
3ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus cai pela primeira vez” 2
LEITOR 1. “A noite foi longa, marcada pelo sofrimento. Foram acusações, bofetadas, cusparadas, humilhações, flagelação, fome, sede, abandono... A fraqueza se impõe, a queda é inevitável.” 2
LEITOR 2: Todos nós devemos ainda lembrar algum momento que recebemos uma má notícia. Aquela notícia que nos derruba... Com certeza, naquele momento nos sentimos atordoados, como se tivéssemos caído...
LEITOR 3: Assim acontece com as pessoas que tomam conhecimento de enfermidade grave que exigirá longo tratamento sem a certeza da cura. Ainda vem um alívio quando lhes é oferecido o tratamento. Mas, quantos entram na fila de espera da cirurgia, da hemodiálise, da quimioterapia, ou de outro tratamento e acabam perdendo a vida antes de chegar o início de seu socorro.
LEITOR 1: Isso é uma queda semelhante à de Jesus. Mas, certamente, se formos solidários, termos condições de aliviar seu sofrimento dando-lhes amor e solidariedade.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Sob o peso desmedido, cai Jesus desfalecido,
Pela tua salvação. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.
4ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus se encontra com sua Mãe” 2
LEITOR 1: “A Mãe vai ao encontro do Filho para lhe dar a única coisa que pode: muito amor. Ela vê seu sofrimento, e não pode fazer mais nada por Ele.” 2
LEITOR 2: Ver um filho atingido por uma doença é fator constante de preocupação, medo e sofrimento para os pais. Então, quando a doença é grave e se prenuncia o risco de morte, bate um incontável sofrimento nos familiares.
LEITOR 3: Mãe, pai e irmãos, especialmente passam a fazer todo o esforço possível para buscar um tratamento e a tentativa de cura, muitas vezes inatingíveis...
LEITOR 1: Foi com esse sentimento de vazio, de impossibilidade de tirar seu filho do Caminho da Cruz que Maria, sua mãe, se encontra com ele... sem esperança de livrar-lhe o sofrimento... mas, presente, solidária, amorosa... cumprindo seu dever de mãe.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Vê a dor da Mãe amada, que se encontra desolada,
Com seu Filho em aflição. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-maria e Glória
5ª Estação
PROCLAMADOR: “Simão Cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz” 2
LEITOR 1: “Enfim um auxílio chegou. Agora vai ser possível chegar até o Calvário, pois Jesus não mais carrega sozinho sua cruz. A solidão na caminhada é uma das maiores dificuldades para que se possa chegar até o fim.” 2
LEITOR 2: O sofrimento da enfermidade também vai tirando forças... vai se tornando impossível alcançar a cura. O corpo definha... as forças desaparecem... o sofrimento e angústia crescem...
LEITOR 3: Quantas vezes, nós cristãos, sabendo do sofrimento, angústia e necessidade de alguém doente, ficamos em nosso conforto sem socorrê-lo. Que resposta teremos quando Jesus perguntar: que fizeste quando “Estive doente e não me visitaste; com fome e não me alimentaste; com frio e não me aquecestes; sem roupas e não me vestistes; encarcerado e não foste ter comigo” (Mt 25, 35 s)
LEITOR 1: Simão Cireneu é o símbolo do cristão que, consciente de seu dever de solidariedade e amor, mesmo sendo difícil e doloroso se fazer presente no sofrimento da enfermidade, a enfrenta. Pega a cruz e segue junto. Assume e reparte um pouco a dor de quem está sofrendo.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
No caminho do Calvário, um auxílio necessário,
Não lhe nega Cireneu. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
6ª Estação
PROCLAMADOR: “Verônica enxuga o rosto de Jesus” 2
LEITOR 1: “Alguém vem ao encontro de Jesus para um gesto de solidariedade. Nós precisamos ir ao encontro das pessoas para manifestar também nossa solidariedade para com elas. ” 2
LEITOR 2: Novo momento de conforto para Jesus. Sua amiga vem enxugar-lhe o rosto... Assim deve ser o cristão, estar presente no sofrimento do irmão, seja ele conhecido como no caso de Verônica, seja ele desconhecido como no caso de Cireneu...
LEITOR 3: Existem muitas ações em nossa comunidade para o socorro dos que sofrem e precisam de ajuda. Aos doentes há duas atividades importantes em nossa Paróquia, uma, realizada pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia, que levam Jesus Eucarístico ao enfermo impossibilitado de ir à Igreja... Outra, importante forma de agir na Paróquia é o trabalho das pastorais ...(saúde e criança)...
LEITOR 1: Verônica enxugou o rosto de Jesus... demonstração de respeito, carinho e solidariedade... mas também, de coragem em enfrentar a massa de povo que queria a morte de Jesus... Também nós devemos ter coragem de anunciar o evangelho e denunciar as injustiças que são praticadas contra a saúde do povo.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Eis o rosto ensanguentado, por Verônica enxugado,
Que no pano apareceu. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
7ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus cai pela segunda vez” 2
LEITOR 1: “A caminhada é longa e difícil. Por isso, as quedas se repetem. Enquanto as dificuldades aumentam, as forças diminuem. ” 2
LEITOR 2: Assim acontece com o doente. Seu ânimo despenca a cada momento em que se dá conta de que sua cura está distante... quando vem novo resultado de exame que apresenta piora...
LEITOR 3: Dignidade de vida é poder viver com esperança. A redenção eterna é a maior esperança do cristão. Assim, devemos nos preparar e ajudar a quem sofre de enfermidade para a oração e a compreensão dos incompreensíveis desígnios divinos. Nossa meta é o Paraíso onde a felicidade será alcançada por causa do amor e da maneira como dirigimos nossas vidas.
LEITOR 1: A queda de Jesus, em parte, por alguns segundos, talvez minutos lhe aliviou o peso da cruz... É nosso dever levar a paz e a esperança da salvação para quem sofre... mas também é nosso dever acompanhar as ações de saúde pública para que se faça o melhor para quem sofre.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Novamente desmaiado, sob a cruz que vai levando,
Cai por terra o Salvador. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
8ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus consola as mulheres de Jerusalém” 2
LEITOR 1: “As mulheres vão ao encontro de Jesus para chorar, porque ele vai morrer.
A sociedade providencia tudo o que é necessário, para que as coisas aconteçam como
devem ser. ” 2
LEITOR 2: Como cristãos devemos nos preparar para receber os sofrimentos e direcioná-los como forma de sacrifício oferecido a Deus. Dessa forma, saberemos enfrentar melhor a enfermidade a ainda facilitaremos a vida daqueles que sofrem conosco...
LEITOR 3: Como ficamos admirados quando vemos cristãos de fé verdadeira que seguem seu sofrimento distribuindo sorrido e repartindo ações. Parecem mais fortes e capazes de nos dar exemplo de fé e de agir...
LEITOR 1: Com o consolo das santas mulheres, Jesus nos mostra como devemos encarar nossos sofrimentos. Acreditando na salvação e enxergando, naquilo que parece desgraça, a oportunidade de nossa conversão e santificação para alcançar a vida eterna.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Das mulheres que choravam, que fiéis O acompanhavam,
É Jesus consolador. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
9ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus cai pela terceira vez” 2
LEITOR 1: “A caminhada está no fim, não dá mais para suportar nova queda, a última, antes do Calvário. É a última queda, a queda que precede o fim. ” 2
LEITOR 2: A vida é cheia de quedas. A cada situação em que se apresentam dificuldades, é comum as pessoas abaterem-se em desânimo e falta de iniciativa. Isso acontece porque muitos cristãos não assumem o repartir.
LEITOR 3: O levantar de Jesus deve representar para nós a persistência no trabalho que devemos desenvolver... É possível melhorar muito a saúde na terra, desde que os cristãos resolvam assumir. Assumir o dever cristão de participar... participar de todas as atividades sociais... da política... da administração pública... do combate à corrupção... do cumprimento do dever como estudantes, trabalhadores, patrões, empregados, enfim, cada um em sua atividade...
LEITOR 1: O levantar de Jesus e seu seguimento até o Calvário mostra sua insistência em cumprir sua missão e trazer a cura da alma à terra.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Cai exausto o bom Senhor, esmagado pela dor,
Dos pecados e da cruz. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
10ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é despido de suas vestes” 2
LEITOR 1: “Tiram tudo o que restava a Jesus, inclusive a túnica que foi tecida por sua Mãe. Não lhe resta mais nada. Até sua dignidade é violentamente ferida naquele momento. ” 2
LEITOR 2: Esse tirar é significativo. Somos também despojados de nossos direitos... nos são tirados recursos que poderiam aliviar o sofrimento de milhões... tudo pela corrupção e má utilização dos recursos públicos por maus administradores...
LEITOR 3: Isso é resultado de nossa omissão... de termos descumprido nosso dever de agir... é necessário que nós, cristãos nos engajemos na proteção dos recursos públicos denunciando o mau atendimento... denunciando a má utilização dos recursos públicos... denunciando o desvio de recursos...
LEITOR 1: O tirar as vestes de Jesus e distribuí-la entre os soldados serve para nós como comparativo de todo o desvio e roubo dos recursos por agentes públicos corruptos. Não podemos silenciar como os amigos de Jesus silenciaram, por medo, naquele momento. O Cristão NÃO pode ter medo de anunciar e denunciar.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Já do algoz as mãos agrestes, as sangrentas pobres vestes,
Vão tirar do bom Senhor. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
11ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é pregado na cruz” 2
LEITOR 1: “Transpassaram suas mãos e seus pés, e ele foi elevado entre o céu e a terra.
Para atrair todos a si e lhes conceder a salvação. ” 2
LEITOR 2: Os desvios de recursos da Saúde, o superfaturamento nas compras, a ação de malfeitores que se vestem e investem como administradores públicos acontece em grande parte porque o cristão se omite...
LEITOR 3: É comum ouvir pessoas dizerem: vou votar em branco... vou anular meu voto... tenho nojo de políticos... Isso não é atitude para o cristão... Isso é maneira de crucificar ainda mais o povo, pois, omitindo-se assim, o cristão está abrindo espaço para o corrupto, para o ladrão, para o malfeitor...
LEITOR 1: A crucificação de Jesus e a elevação da cruz para que todos o vissem pregado é exemplo que nos leva a participar... devemos lutar por resolver o problema da falta de recursos para os benefícios que o serviço público deve oferecer. Como cristãos, devemos assumir a luta contra os políticos que só buscam seu benefício pessoal... nos inserir em todas as atividades comunitárias, especialmente, nas questões da saúde... devemos estar atentos para fazer a saúde acontecer...
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Sois por mim na cruz pregado, insultado, blasfemado,
Com cegueira e com furor. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
12ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus morre na cruz” 2
LEITOR 1: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito. Está tudo consumado, Jesus cumpriu sua missão. ” 2
LEITOR 2: Como Jesus morreu, também muitas vezes morre a esperança das pessoas. E aqui vale lembrar as palavras de nosso Papa Bento XVI: “a grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento de quem sofre” .
LEITOR 3: Nossa ação na busca do alívio do sofrimento mediante a assistência aos que sofrem problemas de saúde nos leva à consciência de que “o discípulo missionário abre seu coração para todas as formas de vida ameaçadas desde o seu início até a morte natural” .
LEITOR 1: A morte de Jesus não pode ser olhada como o fim. Ao contrário, é o marco inicial para uma nova vida. É o renascer da esperança. É Jesus deixando a vida para abrir a porta do céu para os bons lá entrarem... É o momento de seu retorno para juntar-se ao Pai e, no terceiro dia, ressuscitar dos mortos provando sua divindade...
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Por meus crimes padecestes, meu Jesus por mim morrestes,
Quanta angústia, quanta dor! (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
13ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é descido da cruz”
LEITOR 1: “Podemos contemplar Jesus no colo de Maria, que sofre com a morte de seu Filho. Muitas pessoas amam verdadeiramente as pessoas que sofrem quando elas morrem. ” 2
LEITOR 2: Quando vem a noticia definitiva de que o tempo é curto. O tratamento não resolveu, parece que tudo desmorona... As esperanças desaparecem... aparentemente o que resta é “descer da cruz” e esperar o fim... foi como se sentiram os apóstolos e discípulos de Jesus.
LEITOR 3: Porém, “aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11:25). Este é o momento para fazermos valer as palavras de Jesus... Mas essência é que se creia nele... que durante a vida tenha permanecido a “fé, esperança e amor” (1 Cor: 13:13) para que, então se viva intensamente o tempo que falta concluindo a preparação para o ingresso no Paraíso...
LEITOR 1: A descida de Jesus da cruz é a ação última de respeito e dedicação dos mais próximos a ele que, ao aparente final, lhe demonstraram derradeiro respeito e coragem, pois foram capazes de procurar as autoridades e assumir seus restos mortais.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Do madeiro vos tiraram, e à Mãe vos entregaram,
Com que dor e compaixão. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
14ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é sepultado” 2
LEITOR 1: Algumas pessoas amavam Jesus, por isso fazem de tudo para que ao menos ele tenha uma sepultara digna. O amor não cessa com a morte. É sempre capaz de ir além. ” 2
LEITOR 2: A dignidade do sepultamento de Jesus é a demonstração clara do sofrimento de sua mãe e de seu discípulo mais próximo. Mas também é demonstração de caridade e amor de pessoas que o admiravam mas não lhe eram tão próximas.
LEITOR 3: José de Arimatéia e Nicodemos enfrentaram o receio da perseguição. Sabiam que as autoridades sentiam alívio por se livrarem de Jesus, mas ainda assim, temiam que acontecesse uma revolta por parte de seus seguidores. Mesmo assim, foram às autoridades e pediram para retirar o corpo do Mestre.
LEITOR 1: A atitude de José de Arimatéia em dar seu próprio terreno santo para o sepultamento de Jesus mostra o desprendimento que devemos ver e respeitar. É como devemos agir, colocando nossos bens disposição da causa Cristã. Mas, mais importante do que isso, é colocarmos nosso agir. É assumirmos o dever cristão de defender os menos validos, neste ano dando atenção especial aos assuntos da saúde.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
No sepulcro vos puseram, mas os homens tudo esperam,
Do mistério da paixão. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
15ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus Ressuscitado” 2
LEITOR 1: ” 2O amor venceu. A vida venceu a morte. Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente e está entre nós. Para nos conduzir à verdadeira vida. ” 2
LEITOR 2: Essa ressurreição significa a vida nova surgida depois do simbólico prazo de quarenta dias... É hora de mudar. É hora de assumir. É hora de iniciar um forte trabalho dedicado à comunidade.
LEITOR 3: É hora de nos associarmos às iniciativas da Igreja e da Sociedade na busca de uma melhora da saúde. Só nos resta um caminho: Se somos cristãos iremos aderir e passar a trabalhar por algum segmento social. Seja nas pastorais da Igreja... Seja em outras atividades sociais da comunidade...
LEITOR 1: A ressurreição de Jesus é o retorno à vida. É com nossa fé, com nossa esperança, com nosso amor e, com permanente, fervorosa e dedicada oração que se associa a efetivo agir que teremos condições de mudar as perspectivas de saúde do corpo e da alma...
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Meu Jesus, por vossos passos, recebi em vossos braços,
A mim, pobre pecador. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
FONTES DE REFERÊNCIA
1. Campanha da Fraternidade 2012 – Texto-Base / CNBB: “Apresentação da CF 2012”. Edições CNBB, 2011. Fonte: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/2012/campanhadafraternidade2012_materiais.asp
2. Via Sacra da Campanha da Fraternidade 2012.
3. O que quer dizer “Quaresma”? – Fonte: http://www.cantodapaz.com.br/blog/09-o-que-e-a-quaresma/. Pesquisa em 10/03/2012. Sem autor indicado.
4. Significado dos números na Bíblia – Fonte: ”. http://www.cantodapaz.com.br/blog/11-significado-dos-numeros-na-biblia/ Pesquisa em 10/03/2012 – Sem autor indicado
A Quaresma é o período de 40 dias que antecedem à Páscoa cristã em que nós, católicos nos recolhemos em oração e privações para rememorar o Sacrifício da Salvação e a confirmação da natureza divina de Jesus, provada pela Ressurreição dos mortos. Nesse período jejuamos e nos abstemos da carne em refeições. O maior sentido de tudo isso é a preparação para a Páscoa mediante a adesão ao chamamento que Jesus nos faz para a santidade.
O número 40 (que dá origem à expressão Quaresma) é usado para indicar “um tempo necessário de preparação para algo novo” . “Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer” . Nesse período “o cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais” .
Preocupada em levar à prática o período de recolhimento da Quaresma, a Igreja Católica Brasileira instituiu a Campanha da Fraternidade que a cada ano associa esse sentido de recolhimento, sacrifício e oração à efetiva prática do bem e do amor, escolhendo um tema de grande reflexo social. Cabe a nós cristãos, desde logo:
• Meditar muito sobre o tema, lendo e aprofundando nosso conhecimento sobre ele;
• Orar muito por sua solução; e, especialmente,
• Aderir pessoalmente a ações que visem a solução dele;
• Contribuir financeiramente, com aquilo que nos é possível dar, no envelope de coleta, que visa recolher recursos para ações concretas da Igreja na área do tema.
Em 2012 o tema central da Campanha é “A fraternidade e a Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” cf. Eclo 38,8) . Seu objetivo é “sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas”.
Com este espírito, abrindo nossos corações à conversão e à busca da santidade pela ação, vamos relembrar a caminhada ao Calvário através desta oração de Via Sacra.
1ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é condenado à morte” 2
LEITOR 1: “Foi condenado porque suas idéias não satisfaziam os interesses de muitos. Jesus curava o corpo, mas, também, pelo amor, curava a alma das pessoas.” 2
LEITOR 2: Quem é doente não sofre só da enfermidade. Sofre da angústia, incerteza e apreensão pelo que poderá lhe acontecer. Não lhe basta um bom tratamento ou uma cirurgia perfeita. Ele precisa de conforto e amor... Isso lhe dará saúde. Isso aliviará seu sentimento e sua alma... e isso, cada um de nós, cristãos tem poder de dar.
LEITOR 3: É hora de mudarmos. É hora de assumirmos a solidariedade e levar o conforto do amor a quem sofre. Não exitemos. Levemos nosso carinho e amor a quem sofre de alguma enfermidade.
LEITOR 1: É mudando nosso agir que poderemos retribuir a Jesus o sofrimento que lhe deram naquele tempo e que serviu para nossa salvação.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
A morrer crucificado, Teu Jesus é condenado,
Por teus crimes, pecador. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
2ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus carrega a cruz” 2
LEITOR 1: “A caminhada de Jesus começa. Com a cruz às costas, ele se dirige para o Calvário. A morte é a amarga realidade que se impõe, não lhe resta alternativas.” 2
LEITOR 2: Assim também, nós estamos sendo levados a uma caminhada de sofrimento, doenças e prejuízos a todos os homens. É a caminhada na direção das chamadas doenças da civilização” causadas por fatores criados pelo próprio homem através da má alimentação, dos maus costumes e das agressões ao meio ambiente. É a multiplicação do câncer, do diabetes, da obesidade, etc... Estatísticas dizem que 2 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas da poluição da terra, da água e do ar.
LEITOR 3: E nós também poluímos... também somos causadores de doenças...
LEITOR 1: Temos consciência disso? E quando o fazemos somos como o povo que condenou Jesus: estamos condenando nossos vizinhos, nossos amigos, nossos familiares.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Com a cruz é carregado, vai sofrendo resignado,
Vai morrer por teu amor. (bis)
Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
3ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus cai pela primeira vez” 2
LEITOR 1. “A noite foi longa, marcada pelo sofrimento. Foram acusações, bofetadas, cusparadas, humilhações, flagelação, fome, sede, abandono... A fraqueza se impõe, a queda é inevitável.” 2
LEITOR 2: Todos nós devemos ainda lembrar algum momento que recebemos uma má notícia. Aquela notícia que nos derruba... Com certeza, naquele momento nos sentimos atordoados, como se tivéssemos caído...
LEITOR 3: Assim acontece com as pessoas que tomam conhecimento de enfermidade grave que exigirá longo tratamento sem a certeza da cura. Ainda vem um alívio quando lhes é oferecido o tratamento. Mas, quantos entram na fila de espera da cirurgia, da hemodiálise, da quimioterapia, ou de outro tratamento e acabam perdendo a vida antes de chegar o início de seu socorro.
LEITOR 1: Isso é uma queda semelhante à de Jesus. Mas, certamente, se formos solidários, termos condições de aliviar seu sofrimento dando-lhes amor e solidariedade.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Sob o peso desmedido, cai Jesus desfalecido,
Pela tua salvação. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.
4ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus se encontra com sua Mãe” 2
LEITOR 1: “A Mãe vai ao encontro do Filho para lhe dar a única coisa que pode: muito amor. Ela vê seu sofrimento, e não pode fazer mais nada por Ele.” 2
LEITOR 2: Ver um filho atingido por uma doença é fator constante de preocupação, medo e sofrimento para os pais. Então, quando a doença é grave e se prenuncia o risco de morte, bate um incontável sofrimento nos familiares.
LEITOR 3: Mãe, pai e irmãos, especialmente passam a fazer todo o esforço possível para buscar um tratamento e a tentativa de cura, muitas vezes inatingíveis...
LEITOR 1: Foi com esse sentimento de vazio, de impossibilidade de tirar seu filho do Caminho da Cruz que Maria, sua mãe, se encontra com ele... sem esperança de livrar-lhe o sofrimento... mas, presente, solidária, amorosa... cumprindo seu dever de mãe.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Vê a dor da Mãe amada, que se encontra desolada,
Com seu Filho em aflição. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-maria e Glória
5ª Estação
PROCLAMADOR: “Simão Cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz” 2
LEITOR 1: “Enfim um auxílio chegou. Agora vai ser possível chegar até o Calvário, pois Jesus não mais carrega sozinho sua cruz. A solidão na caminhada é uma das maiores dificuldades para que se possa chegar até o fim.” 2
LEITOR 2: O sofrimento da enfermidade também vai tirando forças... vai se tornando impossível alcançar a cura. O corpo definha... as forças desaparecem... o sofrimento e angústia crescem...
LEITOR 3: Quantas vezes, nós cristãos, sabendo do sofrimento, angústia e necessidade de alguém doente, ficamos em nosso conforto sem socorrê-lo. Que resposta teremos quando Jesus perguntar: que fizeste quando “Estive doente e não me visitaste; com fome e não me alimentaste; com frio e não me aquecestes; sem roupas e não me vestistes; encarcerado e não foste ter comigo” (Mt 25, 35 s)
LEITOR 1: Simão Cireneu é o símbolo do cristão que, consciente de seu dever de solidariedade e amor, mesmo sendo difícil e doloroso se fazer presente no sofrimento da enfermidade, a enfrenta. Pega a cruz e segue junto. Assume e reparte um pouco a dor de quem está sofrendo.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
No caminho do Calvário, um auxílio necessário,
Não lhe nega Cireneu. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
6ª Estação
PROCLAMADOR: “Verônica enxuga o rosto de Jesus” 2
LEITOR 1: “Alguém vem ao encontro de Jesus para um gesto de solidariedade. Nós precisamos ir ao encontro das pessoas para manifestar também nossa solidariedade para com elas. ” 2
LEITOR 2: Novo momento de conforto para Jesus. Sua amiga vem enxugar-lhe o rosto... Assim deve ser o cristão, estar presente no sofrimento do irmão, seja ele conhecido como no caso de Verônica, seja ele desconhecido como no caso de Cireneu...
LEITOR 3: Existem muitas ações em nossa comunidade para o socorro dos que sofrem e precisam de ajuda. Aos doentes há duas atividades importantes em nossa Paróquia, uma, realizada pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia, que levam Jesus Eucarístico ao enfermo impossibilitado de ir à Igreja... Outra, importante forma de agir na Paróquia é o trabalho das pastorais ...(saúde e criança)...
LEITOR 1: Verônica enxugou o rosto de Jesus... demonstração de respeito, carinho e solidariedade... mas também, de coragem em enfrentar a massa de povo que queria a morte de Jesus... Também nós devemos ter coragem de anunciar o evangelho e denunciar as injustiças que são praticadas contra a saúde do povo.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Eis o rosto ensanguentado, por Verônica enxugado,
Que no pano apareceu. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
7ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus cai pela segunda vez” 2
LEITOR 1: “A caminhada é longa e difícil. Por isso, as quedas se repetem. Enquanto as dificuldades aumentam, as forças diminuem. ” 2
LEITOR 2: Assim acontece com o doente. Seu ânimo despenca a cada momento em que se dá conta de que sua cura está distante... quando vem novo resultado de exame que apresenta piora...
LEITOR 3: Dignidade de vida é poder viver com esperança. A redenção eterna é a maior esperança do cristão. Assim, devemos nos preparar e ajudar a quem sofre de enfermidade para a oração e a compreensão dos incompreensíveis desígnios divinos. Nossa meta é o Paraíso onde a felicidade será alcançada por causa do amor e da maneira como dirigimos nossas vidas.
LEITOR 1: A queda de Jesus, em parte, por alguns segundos, talvez minutos lhe aliviou o peso da cruz... É nosso dever levar a paz e a esperança da salvação para quem sofre... mas também é nosso dever acompanhar as ações de saúde pública para que se faça o melhor para quem sofre.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Novamente desmaiado, sob a cruz que vai levando,
Cai por terra o Salvador. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
8ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus consola as mulheres de Jerusalém” 2
LEITOR 1: “As mulheres vão ao encontro de Jesus para chorar, porque ele vai morrer.
A sociedade providencia tudo o que é necessário, para que as coisas aconteçam como
devem ser. ” 2
LEITOR 2: Como cristãos devemos nos preparar para receber os sofrimentos e direcioná-los como forma de sacrifício oferecido a Deus. Dessa forma, saberemos enfrentar melhor a enfermidade a ainda facilitaremos a vida daqueles que sofrem conosco...
LEITOR 3: Como ficamos admirados quando vemos cristãos de fé verdadeira que seguem seu sofrimento distribuindo sorrido e repartindo ações. Parecem mais fortes e capazes de nos dar exemplo de fé e de agir...
LEITOR 1: Com o consolo das santas mulheres, Jesus nos mostra como devemos encarar nossos sofrimentos. Acreditando na salvação e enxergando, naquilo que parece desgraça, a oportunidade de nossa conversão e santificação para alcançar a vida eterna.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Das mulheres que choravam, que fiéis O acompanhavam,
É Jesus consolador. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
9ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus cai pela terceira vez” 2
LEITOR 1: “A caminhada está no fim, não dá mais para suportar nova queda, a última, antes do Calvário. É a última queda, a queda que precede o fim. ” 2
LEITOR 2: A vida é cheia de quedas. A cada situação em que se apresentam dificuldades, é comum as pessoas abaterem-se em desânimo e falta de iniciativa. Isso acontece porque muitos cristãos não assumem o repartir.
LEITOR 3: O levantar de Jesus deve representar para nós a persistência no trabalho que devemos desenvolver... É possível melhorar muito a saúde na terra, desde que os cristãos resolvam assumir. Assumir o dever cristão de participar... participar de todas as atividades sociais... da política... da administração pública... do combate à corrupção... do cumprimento do dever como estudantes, trabalhadores, patrões, empregados, enfim, cada um em sua atividade...
LEITOR 1: O levantar de Jesus e seu seguimento até o Calvário mostra sua insistência em cumprir sua missão e trazer a cura da alma à terra.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Cai exausto o bom Senhor, esmagado pela dor,
Dos pecados e da cruz. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
10ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é despido de suas vestes” 2
LEITOR 1: “Tiram tudo o que restava a Jesus, inclusive a túnica que foi tecida por sua Mãe. Não lhe resta mais nada. Até sua dignidade é violentamente ferida naquele momento. ” 2
LEITOR 2: Esse tirar é significativo. Somos também despojados de nossos direitos... nos são tirados recursos que poderiam aliviar o sofrimento de milhões... tudo pela corrupção e má utilização dos recursos públicos por maus administradores...
LEITOR 3: Isso é resultado de nossa omissão... de termos descumprido nosso dever de agir... é necessário que nós, cristãos nos engajemos na proteção dos recursos públicos denunciando o mau atendimento... denunciando a má utilização dos recursos públicos... denunciando o desvio de recursos...
LEITOR 1: O tirar as vestes de Jesus e distribuí-la entre os soldados serve para nós como comparativo de todo o desvio e roubo dos recursos por agentes públicos corruptos. Não podemos silenciar como os amigos de Jesus silenciaram, por medo, naquele momento. O Cristão NÃO pode ter medo de anunciar e denunciar.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Já do algoz as mãos agrestes, as sangrentas pobres vestes,
Vão tirar do bom Senhor. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
11ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é pregado na cruz” 2
LEITOR 1: “Transpassaram suas mãos e seus pés, e ele foi elevado entre o céu e a terra.
Para atrair todos a si e lhes conceder a salvação. ” 2
LEITOR 2: Os desvios de recursos da Saúde, o superfaturamento nas compras, a ação de malfeitores que se vestem e investem como administradores públicos acontece em grande parte porque o cristão se omite...
LEITOR 3: É comum ouvir pessoas dizerem: vou votar em branco... vou anular meu voto... tenho nojo de políticos... Isso não é atitude para o cristão... Isso é maneira de crucificar ainda mais o povo, pois, omitindo-se assim, o cristão está abrindo espaço para o corrupto, para o ladrão, para o malfeitor...
LEITOR 1: A crucificação de Jesus e a elevação da cruz para que todos o vissem pregado é exemplo que nos leva a participar... devemos lutar por resolver o problema da falta de recursos para os benefícios que o serviço público deve oferecer. Como cristãos, devemos assumir a luta contra os políticos que só buscam seu benefício pessoal... nos inserir em todas as atividades comunitárias, especialmente, nas questões da saúde... devemos estar atentos para fazer a saúde acontecer...
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Sois por mim na cruz pregado, insultado, blasfemado,
Com cegueira e com furor. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
12ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus morre na cruz” 2
LEITOR 1: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito. Está tudo consumado, Jesus cumpriu sua missão. ” 2
LEITOR 2: Como Jesus morreu, também muitas vezes morre a esperança das pessoas. E aqui vale lembrar as palavras de nosso Papa Bento XVI: “a grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento de quem sofre” .
LEITOR 3: Nossa ação na busca do alívio do sofrimento mediante a assistência aos que sofrem problemas de saúde nos leva à consciência de que “o discípulo missionário abre seu coração para todas as formas de vida ameaçadas desde o seu início até a morte natural” .
LEITOR 1: A morte de Jesus não pode ser olhada como o fim. Ao contrário, é o marco inicial para uma nova vida. É o renascer da esperança. É Jesus deixando a vida para abrir a porta do céu para os bons lá entrarem... É o momento de seu retorno para juntar-se ao Pai e, no terceiro dia, ressuscitar dos mortos provando sua divindade...
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Por meus crimes padecestes, meu Jesus por mim morrestes,
Quanta angústia, quanta dor! (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
13ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é descido da cruz”
LEITOR 1: “Podemos contemplar Jesus no colo de Maria, que sofre com a morte de seu Filho. Muitas pessoas amam verdadeiramente as pessoas que sofrem quando elas morrem. ” 2
LEITOR 2: Quando vem a noticia definitiva de que o tempo é curto. O tratamento não resolveu, parece que tudo desmorona... As esperanças desaparecem... aparentemente o que resta é “descer da cruz” e esperar o fim... foi como se sentiram os apóstolos e discípulos de Jesus.
LEITOR 3: Porém, “aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11:25). Este é o momento para fazermos valer as palavras de Jesus... Mas essência é que se creia nele... que durante a vida tenha permanecido a “fé, esperança e amor” (1 Cor: 13:13) para que, então se viva intensamente o tempo que falta concluindo a preparação para o ingresso no Paraíso...
LEITOR 1: A descida de Jesus da cruz é a ação última de respeito e dedicação dos mais próximos a ele que, ao aparente final, lhe demonstraram derradeiro respeito e coragem, pois foram capazes de procurar as autoridades e assumir seus restos mortais.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Do madeiro vos tiraram, e à Mãe vos entregaram,
Com que dor e compaixão. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
14ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus é sepultado” 2
LEITOR 1: Algumas pessoas amavam Jesus, por isso fazem de tudo para que ao menos ele tenha uma sepultara digna. O amor não cessa com a morte. É sempre capaz de ir além. ” 2
LEITOR 2: A dignidade do sepultamento de Jesus é a demonstração clara do sofrimento de sua mãe e de seu discípulo mais próximo. Mas também é demonstração de caridade e amor de pessoas que o admiravam mas não lhe eram tão próximas.
LEITOR 3: José de Arimatéia e Nicodemos enfrentaram o receio da perseguição. Sabiam que as autoridades sentiam alívio por se livrarem de Jesus, mas ainda assim, temiam que acontecesse uma revolta por parte de seus seguidores. Mesmo assim, foram às autoridades e pediram para retirar o corpo do Mestre.
LEITOR 1: A atitude de José de Arimatéia em dar seu próprio terreno santo para o sepultamento de Jesus mostra o desprendimento que devemos ver e respeitar. É como devemos agir, colocando nossos bens disposição da causa Cristã. Mas, mais importante do que isso, é colocarmos nosso agir. É assumirmos o dever cristão de defender os menos validos, neste ano dando atenção especial aos assuntos da saúde.
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
No sepulcro vos puseram, mas os homens tudo esperam,
Do mistério da paixão. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
15ª Estação
PROCLAMADOR: “Jesus Ressuscitado” 2
LEITOR 1: ” 2O amor venceu. A vida venceu a morte. Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente e está entre nós. Para nos conduzir à verdadeira vida. ” 2
LEITOR 2: Essa ressurreição significa a vida nova surgida depois do simbólico prazo de quarenta dias... É hora de mudar. É hora de assumir. É hora de iniciar um forte trabalho dedicado à comunidade.
LEITOR 3: É hora de nos associarmos às iniciativas da Igreja e da Sociedade na busca de uma melhora da saúde. Só nos resta um caminho: Se somos cristãos iremos aderir e passar a trabalhar por algum segmento social. Seja nas pastorais da Igreja... Seja em outras atividades sociais da comunidade...
LEITOR 1: A ressurreição de Jesus é o retorno à vida. É com nossa fé, com nossa esperança, com nosso amor e, com permanente, fervorosa e dedicada oração que se associa a efetivo agir que teremos condições de mudar as perspectivas de saúde do corpo e da alma...
TODOS: É hora de mudar. Eu quero mudar. Jesus, eu te prometo. Farei minha parte para termos um mundo melhor.
Canto:
Meu Jesus, por vossos passos, recebi em vossos braços,
A mim, pobre pecador. (bis)
Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa,
Perdoai-me, meu Jesus. (bis)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória
FONTES DE REFERÊNCIA
1. Campanha da Fraternidade 2012 – Texto-Base / CNBB: “Apresentação da CF 2012”. Edições CNBB, 2011. Fonte: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/2012/campanhadafraternidade2012_materiais.asp
2. Via Sacra da Campanha da Fraternidade 2012.
3. O que quer dizer “Quaresma”? – Fonte: http://www.cantodapaz.com.br/blog/09-o-que-e-a-quaresma/. Pesquisa em 10/03/2012. Sem autor indicado.
4. Significado dos números na Bíblia – Fonte: ”. http://www.cantodapaz.com.br/blog/11-significado-dos-numeros-na-biblia/ Pesquisa em 10/03/2012 – Sem autor indicado
Assinar:
Postagens (Atom)